Pedro Paffaro, aos 18 anos, celebra uma grande conquista: a aprovação no curso de Ciências da Computação na Universidade de São Paulo (USP). Sua trajetória é marcada pelo esforço, orgulho e superação.
Quando recebeu a notícia da aprovação, Pedro contou que sentiu uma alegria enorme, pois não estava tão confiante com seu desempenho. O curso concorrido e a nota de corte alta adicionaram um toque de incerteza, mas após ver o resultado o sentimento de recompensa surgiu, por conta da dedicação ao longo do ano, segundo Pedro, foi inexplicável.
A primeira reação ao ver seu nome na lista de aprovados foi de “orgulho”. O ano de 2023 foi particularmente desafiador para Pedro, pois ele teve que equilibrar situações pessoais e o estágio de seu curso técnico, contudo abriu mão de algumas saídas para focar no objetivo de ingressar em uma universidade pública. Ver seu nome na lista do curso dos seus sonhos foi, nas palavras de Pedro, “muito gratificante”.
O estudante tomou decisão de continuar aguardando os resultados de outros vestibulares, como Enem-Unicamp, Ufscar e Unesp, mas por enquanto, a USP é sua primeira opção. Esta aprovação representa a realização de um sonho pessoal para Pedro e também a oportunidade de estudar em uma universidade de renome nacional e internacional.
Sobre suas expectativas em relação ao curso de Ciências da Computação, Pedro demonstra uma variedade de perspectivas. A área é conhecida pela diversidade de atuação, e isso para o aluno desperta uma empolgação palpável.
Pedro destacou que foi muito importante ter estudado em um colégio técnico durante o ensino médio, no caso o COTIL, que transformou sua visão de mundo e o ofereceu inúmeras oportunidades de estudos. Além disso, ele ressaltou o papel crucial do cursinho ETAPA, Pedro acrescentou que reconhece as deficiências no ensino das escolas públicas no Brasil e o quanto foi necessário ter feito essa preparação em 2023.