Serviço itinerante e gratuito passou pelo Jardim Marcos; pets também recebem chip de identificação e medicação de pós-operatório
No último fim de semana, o Castramóvel, programa de castração gratuita de pets da Prefeitura de Valinhos, registrou uma procura expressiva, zerando a fila de espera pelo serviço na cidade. Estacionado na EMEB Dom Bosco, no Jardim São Marcos, o ônibus itinerante funcionou como um centro cirúrgico, atendendo 242 animais entre cães e gatos nos dias 24 e 25.
Essa quarta etapa do mutirão contou com a adesão significativa dos tutores, resultando na castração de 84 cães machos, 81 cães fêmeas, 42 gatas e 35 gatos. Com isso, o total de animais atendidos pelo programa ultrapassa os 800, com a fila de espera finalmente zerada. O próximo destino do Castramóvel será o Parque Portugal, conforme anunciado pelo secretário da pasta de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rafael Bassi.
Além da cirurgia gratuita, todos os animais castrados pelo programa recebem um chip de identificação e a medicação necessária para o tratamento pós-cirúrgico, sem nenhum custo adicional.
Para ter acesso ao serviço, os tutores precisam se cadastrar, apresentando documentos como RG, CPF e comprovante de residência em Valinhos, além de fornecer um número de telefone para contato. O Departamento de Defesa Animal, responsável pelo atendimento, pode ser contatado pelos números (19) 3829-2197 e (19) 9-7167-7283 (WhatsApp), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, ou pelo e-mail cbea.valinhos2020@gmail.com.
O serviço móvel de castração já passou por outros locais da cidade, como o Parque das Figueiras, Jardim do Lago e Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini, desde sua implementação em 2023. A iniciativa, contratada pela Prefeitura com emenda impositiva do vereador César Rocha, representa um avanço na política pública voltada para o bem-estar animal.