Na tarde desta terça-feira (10), um homem foi detido suspeito de ter provocado o incêndio que atinge a região do Pico das Cabras, em Campinas (SP). Desde a segunda-feira (9), equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Polícia Militar ainda estão trabalhando no combate às chamas.
O homem de 47 anos foi detido no final da tarde desta terça-feira após atear fogo em mais um ponto do Pico das Cabras, na divisa entre Campinas e Morungaba. Em depoimento à Polícia Civil, ele confessou ter cometido o crime por estar “descontrolado e inconformado” com a morte de seu único filho, de 12 anos, e por lutar contra um câncer em estágio avançado.
De acordo com informações, moradores locais passaram a monitorar o veículo do suspeito, com placas de Vinhedo (SP), desde o fim de semana. O carro foi avistado novamente nesta terça-feira, e a polícia efetuou a abordagem. Seu veículo estava estacionado próximo a um novo foco de incêndio, iniciado em uma fazenda já atingida pelas chamas no mesmo dia.
Durante a abordagem, a polícia apreendeu no carro do homem dois sacos de estopa, dois frascos com substância inflamável, uma lata de cera, uma lata enrolada com linha e uma mecha de estopa branca, semelhante à encontrada em áreas queimadas.
A localização do suspeito foi possível graças à análise de imagens de câmeras de segurança de fazendas ao longo da estrada. A operação contou com a participação da Polícia Militar Ambiental, equipes da prefeitura de Morungaba e até o prefeito da cidade. Horas antes, os Bombeiros haviam identificado uma mecha semelhante no trecho queimado do município vizinho.
Além dos incêndios em Joaquim Egídio e Morungaba, o homem é suspeito de ter provocado um incêndio em uma área de mata em Itatiba. A Polícia Civil estima que ao menos 150 alqueires de vegetação, equivalente a 3 milhões de metros quadrados, foram destruídos nos últimos dez dias nas três cidades. O suspeito foi encaminhado à cadeia anexa ao 2º Distrito Policial de Campinas e deve passar por audiência de custódia nesta quarta-feira.
Foto/ reprodução