Mayra Lemos se dedica ao Futsal para os pequenos na rede municipal de Valinhos

Por Gabriel Previtale

Mayra Lemos Nascimento, 44 anos, é uma professora de Educação Física que reside em Valinhos e tem se destacado pelo trabalho com futsal infantil. Com uma experiência que começou durante a faculdade, Mayra sempre se sentiu desafiada pelo processo de aprendizagem das crianças, o que, segundo ela, é sua maior motivação. Cada criança tem seu jeito único de aprender, e descobrir como chegar a cada uma delas é o que a mantém apaixonada pelo ensino do futsal.

Atualmente, Mayra ministra suas aulas (pela rede municipal) no Jardim Pinheiros e no Ginásio Municipal, locais onde ensina futsal para crianças entre 4 e 12 anos. Ela destaca que, além dos benefícios físicos proporcionados por qualquer atividade esportiva, o futsal tem um papel fundamental no desenvolvimento emocional dos alunos. “As crianças de hoje demonstram muita autonomia, mas ao mesmo tempo possuem uma fragilidade que precisa ser observada. O futsal é uma oportunidade para ajudá-las a desenvolver tanto a parte motora quanto a emocional”, afirma a professora.

A professora acredita que o esporte é uma ferramenta essencial para ensinar às crianças valores que elas levarão para a vida. Durante as aulas, os pequenos aprendem a importância do coletivo, os direitos e deveres dentro de uma equipe, conceitos que ela considera cruciais para a formação de cidadãos.

Para Mayra, a competição, presente em qualquer esporte, é trabalhada como uma forma de superação individual para beneficiar o coletivo. “Se um aluno aprende a chutar com a perna não dominante e se destaca, ele é incentivado a ajudar o colega que ainda está nesse processo, o que fortalece o aprendizado de ambos”, explica.

Mayra também ressalta que não há um processo de seleção baseado em habilidades ou capacidade cognitiva para participar de suas aulas. “Todos que atendam às exigências da Secretaria de Esportes são bem-vindos”, garante.

Em relação ao apoio da Secretaria de Esportes de Valinhos, Mayra reconhece o papel fundamental da pasta no desenvolvimento do futsal infantil na cidade. Para o futuro, seu objetivo é claro: “Quero formar pessoas de bem através da prática esportiva”, finaliza.

Leia anterior

Primeira frente fria de outubro deve chegar em Valinhos nesta quarta-feira

Leia a seguir

Homem procurado internacionalmente é preso em Sumaré com material de abuso sexual infantil