Segundo dados do DAEV, Valinhos retornou à bandeira azul no Plano Municipal de Enfrentamento à Crise Hídrica, após as chuvas intensas das últimas semanas recuperarem a capacidade de reservação dos mananciais internos do município, agora com 100% de sua capacidade. A cidade, que estava na bandeira verde desde maio devido à diminuição nos níveis dos mananciais durante a estiagem, não enfrentou problemas de captação ou abastecimento crítico no período.
Ainda de acordo com os dados divulgados pelo DAEV, as chuvas de outubro foram essenciais para a recuperação dos reservatórios, atingindo um índice pluviométrico de 205,80 mm, equivalente a 184,9% do esperado para o mês. Em novembro, até esta sexta-feira (8), já foram registrados 140,20 mm de precipitação, representando 97,9% dos 143,22 mm previstos para o mês. A expectativa é que, nos próximos dias, a média histórica de novembro seja ultrapassada.
O Rio Atibaia, que abastece parte do município, também apresenta vazão e nível bem acima das médias históricas, com uma vazão de 38,88 m³/s e um nível de 1,79 m, segundo dados do Consórcio PCJ, monitorados na estação de captação de Valinhos.
Apesar da volta à bandeira azul e da normalização dos níveis e vazão, a Prefeitura reforça a importância do uso consciente da água por parte da população. Medidas simples como banhos de até cinco minutos, fechar o chuveiro ao ensaboar-se, escovar os dentes com a torneira fechada, reaproveitar a água da máquina de lavar e evitar o uso de mangueira para lavar carros e quintais são fundamentais para garantir a sustentabilidade do abastecimento e evitar futuras crises hídricas.