Por Gabriel Previtale
Aos 25 anos, o jogador Vinícius Gabriel Pena, natural de Ribeirão Preto e criado em Valinhos, traça sua trajetória no futebol europeu. Atualmente morando em Begues, na região de Barcelona, ele divide sua experiência como atleta do Ousadia F.C., um clube que nasceu do sonho de um influencer brasileiro (Edi Queixinho) em formar uma equipe competitiva na Catalunha.
Vinícius encontrou a oportunidade de integrar o time por meio de uma postagem no Instagram de Edi, idealizador do projeto. “O objetivo era montar uma equipe do zero para disputar a última divisão Catalã. Após conversarmos, acertei minha participação no projeto, junto com outros brasileiros e apenas um espanhol na equipe”, explica o jogador.
O futebol sempre foi parte da vida do ex-morador de Valinhos. Influenciado pelo pai e pelo irmão, começou a brincar com a bola ainda criança, assistindo aos jogos do irmão mais velho. “Na época, não havia uma categoria para crianças tão pequenas, mas criaram uma chamada ‘mamadeira’, para meninos de 4 anos, e foi aí que tudo começou.”
O atleta deu início à carreira profissional em 2020, atuando em Portugal, antes de se mudar para a Espanha.
Atualmente, o Ousadia F.C. disputa a 4ª divisão Catalã, mas o objetivo da equipe é conquistar o campeonato e garantir uma vaga na Copa a nível nacional. “Estamos focados em alcançar esse feito e continuar crescendo como time.”, conta.
Apesar da dedicação ao futebol, o atleta não vive exclusivamente do esporte. Formado como técnico químico, ele deixou a profissão em agosto de 2023, quando se mudou de Lisboa para Barcelona.
O principal objetivo de Vinícius é transformar a vida de sua família por meio do futebol. Além disso, ele sonha em vestir a camisa de seu time do coração, cujo nome mantém em segredo como uma motivação pessoal.
Jogar na Europa trouxe desafios e alegrias. “No início, a saudade foi difícil, mas me adaptei rapidamente. Passei por momentos de decepção e também de muita felicidade. Sempre tive o apoio da minha família, o que foi essencial para continuar correndo atrás desse sonho.”