Projeto Cartas de Solicitação foi trabalhado pelo professor Gabriel Pianelli, juntamente com alunos e coordenação
Na última semana, alunos das 1ª séries do ensino médio do Colégio Fundamentum tiveram a oportunidade de conversar com o vereador Mayr, que foi eleito vice-prefeito.
O encontro aconteceu mediante ao projeto Cartas de Solicitação, trabalhado pelo professor Gabriel Pianelli, juntamente com alunos e coordenação.
Foram entregues mais de 70 cartas em defesa da Serra dos Cocais com diversas solicitações de ações.
Segue a carta:
“Carta aberta ao vice-prefeito eleito
Excelentíssimo Sr. Vice-Prefeito,
Durante o mês de setembro de 2024, mais precisamente na primeira semana do mês, o município de Valinhos decretou situação de emergência logo após os inúmeros focos de queimadas registrados, especialmente na Serra dos Cocais, onde os moradores da região tiveram que fazer bloqueios para impedir o avanço do fogo e assegurar a sua integridade física.
Em poucos dias, o fogo, impulsionado pelo tempo seco, pela ação dos ventos e pela onda de calor que pairava sobre o estado de São Paulo, varreu uma área equivalente a 300 hectares.
Desta maneira, a partir dos fatos relatados e com base nas aulas de geografia, os alunos se dedicaram a elencar propostas e solicitações em prol da área degradada, no caso, a Serra dos Cocais.
Diante disso, os alunos solicitaram a criação de um plano municipal de combate às queimadas: a) uma política de reflorestamento; b) a implantação de corredores ecológicos; c) a criação do plano de manejo para a APA-Serra dos Cocais; d) a utilização da APA para atividades econômicas sustentáveis, como o ecoturismo (cavernas graníticas); e) a criação de ciclorrotas para a prática de ciclismo; f) a criação de um museu de geologia a fim de corroborar com a formação pedagógica dos alunos; e g) a preservação das nascentes da região.
Portanto, dirijo-me ao Excelentíssimo Sr. Vice-Prefeito Eleito para que leve em consideração as solicitações dos alunos, transformando-as em políticas públicas.
Valinhos, 28 de novembro de 2024”.