Tema vem sendo discutido na Câmara há 10 anos e agora finalmente recebeu assinatura de todos os parlamentares
Os vereadores Henrique Conti (Republicanos), Edinho Garcia (PRD), Mônica Morandi (PSDB) e Marcelo Yoshida (PT) apresentaram, na sessão desta terça-feira, 4, projeto de lei que pretende proibir a soltura de fogos de artifício em Valinhos.
O tema vem sendo discutido na Câmara desde 2015, mas até hoje a proposta não avançou. Os parlamentares alegam que os fogos causam prejuízos a animais e a pessoas que possuem hispersensibilidade ao som. Agora, o projeto já recebeu assinatura de todos os vereadores.
“Existem alternativas modernas, como fogos silenciosos, shows de luzes, drones e projeções que são capazes de preservar a beleza das celebrações sem causar prejuízos”, afirmam.
Caso o projeto seja aprovado e vire lei, fica proibida a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora, como estouro e estampidos, em todo o município, tanto em recintos fechados como em ambientes abertos, sejam áreas públicas ou privadas. Quem desrespeitar a lei estará sujeito à multa de quase R$ 2 mil.
O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.