Brasília, Rio e São Paulo lideram o ranking das cidades mais influentes do Brasil, segundo pesquisa do IBGE

Pesquisa do IBGE revela as cidades mais influentes do Brasil, com Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo no topo, destacando seu poder de decisão no cenário nacional

A pesquisa “Gestão do Território 2024”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela os municípios mais influentes do Brasil em termos de poder econômico e político. Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo ocupam as primeiras posições no ranking, destacando-se como centros de decisão que impactam empresas e órgãos públicos em todo o país.

A influência empresarial foi medida pela quantidade de sedes e filiais de empresas em diferentes municípios. São Paulo, com sua extensa rede de empresas, lidera o levantamento, seguido por Rio de Janeiro e Brasília. Um exemplo de como as decisões em um município podem afetar outros é o caso do Bradesco, cuja sede está em Osasco (SP), mas cujas agências estão espalhadas por todo o Brasil.

A pesquisa também avaliou a presença de instituições públicas das esferas federal e estadual, com destaque para Brasília, que concentra grande parte das principais entidades governamentais. O estudo classifica as cidades com influência política como centros de gestão, destacando Brasília como o principal centro de gestão pública, seguida por Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

O levantamento incluiu um ranking de gestão de território, que combina tanto a presença de empresas multilocalizadas quanto de órgãos públicos. São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro se destacam, com a capital paulista sendo a principal centralidade empresarial e Brasília ocupando o topo na gestão pública.

Além disso, a pesquisa identificou um “reforço mútuo” entre empresas e instituições públicas. A presença significativa de empresas atrai a atuação do Estado, que, por sua vez, necessita de empresas para prover os serviços públicos necessários à população. Cidades como São Paulo e Brasília exemplificam como o poder empresarial e público se inter-relacionam, impactando a dinâmica econômica e administrativa de todo o país.

Leia anterior

Greve de petroleiros da Petrobras exige melhorias em remuneração, teletrabalho e segurança

Leia a seguir

Trump assina decreto para reforçar segurança eleitoral e cita Brasil como exemplo de sucesso