Conselho Tutelar entra com ação para que governo do estado abra vagas escolares no período noturno

Conselho Tutelar entra com ação para que governo do estado abra vagas escolares no período noturno
Promotoria acatou à solicitação e determinou cumprimento em 60 dias, sob pena de multa diária

O Conselho Tutelar atuou para garantir o direito aos jovens de ter vaga noturna para o 1° ano do Ensino Médio, através de ação junto à promotoria para que o governo do estado abra vagas escolares no período noturno.
A promotoria acatou à solicitação, onde moveu uma ação civil pública que foi determinada liminarmente à abertura de vagas para o primeiro ano do ensino médio no período noturno.
O Estado tem 60 dias para cumprir a abertura de vagas, sob pena de multa diária.

⚫ Omissão estadual

O Conselho Tutelar recebeu informações do Círculo de Amigos do Patrulheiro acerca da dificuldade enfrentada para a inserção de jovens em vagas de estágio e trabalho em razão da omissão do requerido (governo do estado) quanto ao fornecimento de vagas escolares para o ensino médio à noite.

⚫ Violação de direitos

O não fornecimento de vagas viola o direito à educação e ao trabalho dos adolescentes e jovens, previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, impossibilitando a sua inserção no mercado de trabalho, bem como prejudicando o sustento de suas famílias, muitas delas em situação de vulnerabilidade social.
Dessa forma, o Conselho Tutelar comunicou ao Ministério Público o direito violado, este por sua vez protocolou uma ação civil pública requerendo a concessão de tutela de urgência da referida demanda no prazo de 60 dias, sob pena de multa diária de R$ 1.000 por estudante não atendido, onde foi atendido pela juíza da 3ª vara da infância e juventude de Valinhos.

Leia anterior

Martina Marana canta João Bosco

Leia a seguir

Vereadores criam feriado no aniversário de Valinhos, celebrado em 28 de maio