Mais de 2.500 eleitores podem perder título em Valinhos. Regularização vai até 17h de 2ª

Cartório fica na Rua Dr. Cândido Ferreira, n° 63, no Centro

De acordo com informações do cartório eleitoral de Valinhos, apenas 78 pessoas regularizaram seus títulos este ano, e 2.515 podem ter o documento cancelado.

O que é preciso para regularizar?

A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores acessem, até 19/05/25, os sites do Tribunal Superior Eleitoral (Autoatendimento Eleitoral – Título Eleitoral – opção “Consultar situação eleitoral”) ou do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para verificar se constam da lista dos títulos passíveis de cancelamento. O serviço é gratuito e deve ser realizado somente em sites oficiais da JE. 
A pessoa deve acessar o Autoatendimento Eleitoral nos sites da Justiça Eleitoral ou o aplicativo e-Título e fazer o pagamento dos débitos existentes. Caso tenha multa, o pagamento também pode ser feito por meio do Autoatendimento ou pelo aplicativo, inclusive via Pix.
Saiba mais: Cuidado com golpes: a regularização deve ser feita somente em canais oficiais da JE. Os eleitores nessa situação também podem ser atendidos nos cartórios eleitorais, presencialmente, no horário de expediente.
Para isso, deve apresentar os seguintes documentos (dependendo da situação de cada eleitor): documento oficial com foto que comprove sua identidade (obrigatório); título eleitoral ou e-Título; comprovantes de votação; comprovantes de justificativas eleitorais; e comprovante de dispensa de recolhimento ou, caso não tenha sido dada baixa, os comprovantes do recolhimento das multas.    

O que acontece com quem perder o título? Quais as implicações?

Quem perder o prazo para a regularização, ou seja, deixou de votar nas três últimas eleições, terá o documento cancelado automaticamente. Quem não está com o título em dia pode não conseguir, por exemplo, regularizar o CPF, emitir passaporte, fazer matrícula em instituições públicas de ensino e tomar posse em cargo público, entre outros impedimentos.

Qual o prazo para a regularização? Haverá atendimento em horários estendidos?

O prazo vai até segunda-feira, dia 19. O atendimento ao público é das 11h às 17h. Não haverá atendimento estendido.

Leia anterior

17 de Maio: Dia Internacional contra a Homofobia reforça luta por igualdade e respeito às pessoas LGBTQIA+

Leia a seguir

Operação Caminhos Seguros resulta em 472 prisões e resgate de 80 crianças e adolescentes