Valinhos reforça campanha de vacinação Dose Zero contra o sarampo

Frutal e Bom Retiro registram baixa adesão; Saúde faz novo chamado para vacinar bebês entre 6 e 11 meses

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o chamado para a vacinação de bebês entre seis e onze meses de idade com a Dose Zero contra o sarampo. A medida foi adotada após baixa adesão em bairros como Frutal e Bom Retiro. Desde o início da campanha, 83 crianças foram imunizadas, mas na UBS Frutal, por exemplo, apenas 9 das 54 convocadas compareceram. No Bom Retiro, duas das 20 crianças chamadas receberam a dose.

O município recebeu 370 vacinas do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas. Cada frasco contém dez doses que precisam ser utilizadas em até oito horas após aberto, o que exige agendamento e busca ativa para evitar desperdícios. As famílias devem procurar a UBS mais próxima para realizar o agendamento.

A Dose Zero é uma medida extra preventiva, recomendada pelo Ministério da Saúde após alerta da Organização Pan-Americana da Saúde sobre o aumento de casos nas Américas. Ela não substitui as doses obrigatórias aos 12 e 15 meses de idade. A vacina tríplice viral também está disponível para pessoas de até 59 anos, com diferentes recomendações conforme a faixa etária.

Leia anterior

Valinhos conquista 11 medalhas nos Jogos Regionais e garante vaga nos Abertos do Interior

Leia a seguir

UPA de Valinhos fixa comunicado de regras para emissão de atestados médicos