Projeto piloto visa oferecer moradia imediata e apoio social integrado à população em situação de rua


O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) realizou, nesta segunda-feira (14), a 1ª reunião da Comissão Interdisciplinar da RMC voltada à implantação do projeto piloto Housing First. O encontro ocorreu em Campinas e reuniu representantes das áreas de Assistência Social e Habitação de 16 dos 20 municípios da região, além de técnicos do Governo do Estado de São Paulo.
Proposto pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado e aprovado pelo Conselho da RMC, o programa é baseado em uma metodologia internacional que prioriza a oferta imediata de moradia a pessoas em situação de rua, junto a um suporte intensivo da rede de proteção social. A proposta é que o modelo seja implementado simultaneamente em todos os municípios da RMC, tornando a região a primeira do país a adotar o sistema de forma cooperada e com financiamento do Fundo de Desenvolvimento da RMC (Fundocamp).
Durante a reunião, foram discutidos dados regionais, diagnóstico técnico dos serviços existentes e a necessidade de institucionalização do programa. Segundo o subsecretário estadual José Police Neto, a expectativa é que, em até 90 dias, haja a resolução e aprovação dos recursos por meio do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano.
Valinhos esteve presente no encontro com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, incluindo a titular da pasta, Célia Leão, e profissionais técnicos da rede local. O município considera a iniciativa estratégica por estar alinhada às diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e por valorizar a moradia como um direito fundamental.
O evento também contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, que preside o Conselho da RMC, além de representantes da Cohab Campinas e da Agencamp.