Estrutura concentrada busca melhorar atendimento, reduzir custos e garantir condições mais dignas de trabalho


A Prefeitura de Valinhos começou nesta segunda-feira (4) o processo de transferência de cinco secretarias para o novo Complexo Administrativo, localizado no antigo prédio do COC, no cruzamento das avenidas Onze de Agosto e Francisco Glicério, no bairro Jardim Ribeiro. A proposta é concentrar, em um único espaço, as sedes das secretarias de Administração, Educação, Família e Mulher, Desenvolvimento Social e Habitação, e Desenvolvimento Econômico.
A mudança, segundo a administração municipal, tem como foco a racionalização de recursos, melhores condições de trabalho aos servidores e a criação de um ambiente mais estruturado para o atendimento à população. O prefeito Franklin Duarte defende que a centralização representa economia para os cofres públicos, já que elimina custos com aluguéis de prédios diversos, além de otimizar a gestão administrativa.
Durante anos, muitas dessas secretarias funcionaram em espaços considerados inadequados. A Secretaria de Educação, por exemplo, opera atualmente em um imóvel com infiltrações, mofo e goteiras. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está em prédio sujeito a alagamentos e sem climatização, o que impacta tanto servidores quanto munícipes.
Com a liberação do prédio da Educação, a Prefeitura pretende reformar o espaço para abrigar as equipes operacionais das secretarias de Obras e Serviços Públicos, hoje alocadas em condições precárias no Almoxarifado Municipal. A mudança promete resolver uma demanda antiga ignorada por sucessivas gestões.
A transferência será feita em etapas. Nos dias 4 e 5 de agosto, será a vez da Secretaria de Administração. Entre os dias 6 e 8, seguem as mudanças das secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação, Família e Mulher e Desenvolvimento Econômico. Já a Secretaria de Educação se muda entre os dias 11 e 15 de agosto. Durante esse período, a Prefeitura recomenda que a população acompanhe os canais oficiais para informações sobre eventuais alterações nos atendimentos.