Nave alienígena ou cometa? Objeto interestelar pode passar “perto” da Terra em 2025

3I/ATLAS é o corpo celeste mais rápido já visto no Sistema Solar e já levanta teorias sobre vida extraterrestre


LEGENDA: O cometa 3I/ATLAS viaja a 245 mil km/h e poderá ser visto de perto pelos telescópios em dezembro de 2025

Um visitante cósmico vindo de fora do Sistema Solar está intrigando cientistas e atiçando a imaginação do público. Batizado de 3I/ATLAS, o corpo celeste foi detectado em 1º de julho e viaja a 245 mil quilômetros por hora — a maior velocidade já registrada no Sistema Solar. Ele tem cerca de 20 km de diâmetro e é considerado 3 bilhões de anos mais velho que o próprio Sol.

Astrônomos afirmam que se trata de um cometa interestelar, mas um estudo polêmico de Avi Loeb, astrofísico de Harvard, sugere que o 3I/ATLAS poderia ser uma “sonda alienígena” enviada por uma civilização avançada. Embora a maioria dos especialistas descarte a hipótese, as redes sociais se encheram de teorias e especulações sobre a possibilidade de contato extraterrestre.

O momento de maior aproximação com o Sol ocorrerá em 30 de outubro de 2025, e com a Terra, em 19 de dezembro de 2025, a cerca de 270 milhões de quilômetros — distância considerada segura. O Telescópio Espacial Hubble já registrou imagens impressionantes, revelando uma coma de gelo, gás e poeira.

Leia anterior

Franklin anuncia economia de R$ 70 milhões em Valinhos

Leia a seguir

Artista plástico com experiência de 30 anos expõe e dá aulas de pintura