Autarquia reforça necessidade de uso consciente diante da seca prolongada de 2025
Mesmo após a forte chuva registrada em Vinhedo na última segunda-feira (22), quando foram acumulados 55,1 milímetros entre 7h e 16h40 segundo dados do CIIAGRO instalados na Sanebavi, a situação hídrica do município segue em estado de atenção. A autarquia municipal alerta que o cenário de estiagem em 2025 é um dos mais severos dos últimos anos e reforça a importância do consumo consciente da água.
Registros 2025
Os Boletins Hidrológicos do Consórcio PCJ apontam queda significativa nos índices de chuva nas Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), especialmente nos últimos três meses. Em todo o ano de 2025, apenas abril apresentou volume de precipitação dentro ou acima da média.
Evite desperdícios
Segundo a Sanebavi, mesmo com investimentos estruturais nos últimos anos, a recuperação dos mananciais depende diretamente das chuvas. Por isso, o alerta à população é para que todos adotem hábitos responsáveis no uso da água, evitando desperdícios como lavar calçadas, carros e aguar jardins com mangueira. Além de representar grande gasto, essas práticas seguem sujeitas a multa. A autarquia orienta que pequenas atitudes podem fazer grande diferença, como reduzir o tempo de banho, reaproveitar a água da máquina de lavar e manter a torneira fechada ao escovar os dentes ou ensaboar a louça. Até o momento não há necessidade de rodízio no abastecimento, mas a manutenção do fornecimento regular depende da colaboração da comunidade.