

A cidade de Valinhos recebe, entre os dias 10 e 12 de outubro, a 5ª edição do Galacav – Gala de Dança da Associação Cultural e Artística de Valinhos (ACAV). Neste ano, o evento vem com uma proposta especial: promover a inclusão e a acessibilidade na arte. Com o tema “Galacav Para Todos”, a programação é totalmente gratuita e inclui apresentações, workshops e uma formação inédita em acessibilidade atitudinal.
Segundo a presidente da ACAV, Fabiana Carpi, o objetivo de 2025 é dar um passo além. “A inclusão de artistas com deficiência não é apenas uma participação, é protagonismo. A dança se torna uma ferramenta de transformação social”, afirma.
Abrindo o festival, na sexta (10), às 19h, o especialista Márcio Custódio de Oliveira fará uma formação sobre “Acessibilidade Atitudinal”, no Plenarinho Ulisses Guimarães, ao lado da Igreja Matriz de Valinhos.
No sábado (11), às 17h30, teremos a tradicional noite de gala no teatro Darci Rossi (Câmara Municipal) que reunirá 210 bailarinos. Ao todo serão 44 coreografias de diversas modalidades e grupos de escolas e artistas independentes.
Para finalizar o evento, no domingo (12), os inscritos poderão participar de workshops gratuitos em modalidades como Ballet Clássico, Hip Hop, Sapateado, Dança do Ventre e Dança com Cadeira de Rodas. Ao todo são 320 vagas para bailarinos de diferentes níveis de experiência.
Os workshops são gratuitos e os interessados podem verificar se ainda tem vagas disponíveis através do link disponível no perfil da ACAV (@acav_arteecultura), assim como o link para os ingressos para a noite de gala, que também são gratuitos.