

Com o tema “Nossa gente, nossos frutos”, uma exposição especial montada para comemorar os 75 anos da Festa do Figo e os 30 anos da Expogoiaba tem sido uma das atrações mais visitadas do evento em Valinhos. A mostra pode ser conferida até o dia 1º de fevereiro, no Pavilhão de Exposição de Frutas, e vem atraindo grande público interessado em conhecer a trajetória de uma das festas mais tradicionais do Estado de São Paulo.
A exposição é uma realização da Prefeitura de Valinhos, organizadora da festa, e foi desenvolvida pelas secretarias do Verde e Agricultura e da Comunicação, responsáveis pela criação, concepção e layout dos painéis. A iniciativa também marca os 50 anos de implantação do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, local onde o evento acontece desde a inauguração do espaço.
Entre os destaques da mostra estão os painéis que retratam as diferentes fases da festa ao longo das décadas, além de um telão com imagens de pontos turísticos de Valinhos e de áreas de plantio de figo e goiaba. Outro espaço que chama a atenção reúne cartazes promocionais históricos do evento, evidenciando sua evolução visual e cultural.
O grande sucesso entre os visitantes, no entanto, tem sido um painel instagramável que simula uma plantação de figo. No local, turistas e moradores aproveitam para registrar a passagem pela festa com fotos que dão a impressão de estarem no campo, em meio à colheita da fruta. Uma mesa decorada com figos e goiabas completa o cenário, tornando o ambiente ainda mais atrativo.


Curador da exposição, o historiador, jornalista e secretário do Verde e Agricultura, André Reis, explica que a proposta é valorizar as pessoas que ajudaram a construir a história do evento. “Buscamos evidenciar o trabalho das colônias italiana e japonesa, que impactaram positivamente a economia do município, além da comunidade e das pessoas que sempre trabalharam para fazer essa festa acontecer ao longo de tantos anos, sendo uma das mais longevas do Brasil”, destaca.
Segundo ele, a exposição também apresenta uma linha do tempo que mostra como a festa evoluiu desde sua origem. “O evento começou com o objetivo de arrecadar recursos para a construção da Matriz São Sebastião, organizado pela comunidade religiosa. Depois, passou a ser assumido pela Prefeitura e, atualmente, apresenta um modelo moderno de gestão, recebendo cerca de 220 mil visitantes a cada edição”, explica.
Visitantes de diferentes cidades elogiaram a iniciativa. O casal Daniel Torma Vargas e Caroline Freitas, que mora em Campinas e veio do Rio Grande do Sul, destacou a organização e o caráter histórico da exposição. “Esta é nossa primeira vez na festa de Valinhos e estamos achando tudo muito bonito. A exposição é bem explicativa e esse painel rende uma foto linda para guardar de recordação”, comentou Caroline.
Moradores de Campinas, Marta Silva Lima e Gabriel Vieira de Oliveira também aprovaram o espaço. “Dá para entender a grandiosidade do evento e conhecer toda a história. O painel é bem colorido e rende uma ótima lembrança”, disseram.
Já os valinhenses Nelson Cândido de Oliveira e Rosalice Chorro, frequentadores assíduos da festa, ressaltaram o valor cultural da mostra. “A gente vem todos os anos. O telão com imagens das lavouras é muito interessante, e o painel para fotos parece real. É uma forma bonita de manter viva a história da festa”, afirmaram.
Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/