

Valinhos celebrou, no último fim de semana, o encerramento da 75ª Festa do Figo e 30ª Expogoiaba, um dos eventos mais tradicionais do município e referência cultural e turística na região. Realizada no Parque Municipal de Exposições Monsenhor Bruno Nardini, entre os dias 16 de janeiro e 1º de fevereiro, a festa reuniu 222 mil visitantes ao longo de 13 dias de programação, consolidando-se como uma das festas mais visitadas do Estado de São Paulo.
Com entrada gratuita nas áreas comuns, o evento atraiu moradores de Valinhos e turistas de diversas cidades paulistas e de outras regiões do país. A programação ampla e diversificada agradou públicos de todas as idades, promovendo lazer, cultura e integração entre famílias.
Durante o período, o público acompanhou shows musicais de artistas nacionais e regionais, apresentações culturais, exposições, venda e leilões de frutas, feira de artesanato, opções gastronômicas, mini shopping, parque de diversões e atividades de agroturismo. A festa também valorizou tradições culturais, com destaque para exposições de carros antigos, apresentações regionais e manifestações da cultura italiana, como o tradicional Tombo da Polenta, que reuniu grande público aos domingos.
De acordo com a Prefeitura, a Comissão Organizadora e a empresa responsável pela montagem do evento, Organização Estrela, a festividade cumpriu seu papel de valorização dos produtores rurais, evidenciando a qualidade do figo e da goiaba, símbolos da cidade, além de fortalecer a identidade cultural e agrícola de Valinhos. Os espaços de exposição e comercialização de produtos locais registraram participação expressiva de produtores e grande adesão do público.
A festa também teve caráter solidário, com a participação de entidades sociais como o Fundo Social de Solidariedade, Associação dos Clubes de Mães, Asserutil e a Paróquia de São Cristóvão, que comercializaram produtos com objetivo de arrecadar recursos para suas atividades.
Estrutura e acessibilidade
Os visitantes elogiaram a estrutura montada no parque, que nesta edição contou com ampliação das áreas acessíveis e coberturas para proteção contra sol e chuva, especialmente na praça de alimentação e nos espaços de shows regionais. Outro destaque foi o Ponto do Bem, ambiente inclusivo criado para atender famílias atípicas, com crianças que possuem necessidades sensoriais específicas.
O presidente da Comissão Organizadora, Rodrigo Paulo Ribeiro (Big), ressaltou que o sucesso do evento vai além dos números de público e reafirma o papel da festa como símbolo da identidade cultural e agrícola do município. “Encerrar mais uma edição com ampla participação do público e um sentimento coletivo de orgulho é motivo de grande satisfação. O sucesso é resultado do trabalho conjunto de muitas mãos”, destacou.
Shows especiais
O encerramento contou com grandes atrações musicais. Na sexta-feira (30), o grupo Pixote se apresentou com show aberto ao público no setor pista. No sábado (31), a cantora Lauana Prado emocionou o público ao subir ao palco grávida, em uma das noites mais marcantes da programação. No domingo (1º), o Trio Parada Dura encerrou a festa.
Outros artistas também atraíram grande público ao longo do evento, como Jeito Moleque, Natanzinho Lima, Zé Neto & Cristiano, Luiz Miguel & Daniel, Elis Justi, DJs Prodígio e Tata Gabriela, Panda, Turma do Pagode, Ana Castela, Fiduma & Jeca, Fernandinho, Lello, Pixote e Vini Drumond.
Segurança reforçada
Uma das novidades desta edição foi o uso ampliado de tecnologia na segurança. Câmeras de reconhecimento facial integradas ao sistema Muralha Paulista foram instaladas no parque, reforçando o monitoramento e garantindo mais tranquilidade aos visitantes. O esquema também contou com revista pessoal com detectores de metais, patrulhamento da Guarda Civil Municipal e uma base móvel da Polícia Militar em frente ao local do evento.
Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/