Carreta do Museu Catavento atrai mais de 1,6 mil visitantes e é sucesso em Valinhos

A passagem da carreta do projeto “Museu Catavento – Ciência que vai até você” por Valinhos foi marcada por grande adesão do público e avaliação positiva da população. Estacionada em frente à Prefeitura entre os dias 1º e 6 de fevereiro, a estrutura itinerante recebeu 1.632 visitantes ao longo de seis dias de atividades abertas ao público.

A ação integra o programa CultSP na Estrada, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada à circulação de projetos culturais e científicos em diferentes regiões, com o objetivo de ampliar o acesso ao conhecimento. Em Valinhos, grupos organizados aproveitaram a oportunidade para conhecer as instalações interativas do museu móvel.

Entre os visitantes estiveram 60 alunos do Colégio Rinnovare, que também participaram de uma oficina de pintura; 80 alunos da APAE, que contaram com elevador de acessibilidade e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação; e 14 idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria da Família e da Mulher, que exploraram todos os espaços da carreta.

O projeto é ligado à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e conta com parceria da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, além de patrocínio da Shell, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Representantes do Governo do Estado acompanharam a ação no município, entre eles a secretária estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton, e o secretário executivo do Consea-SP, Rodrigo Simões, que esteve na cidade para outros compromissos oficiais.

A carreta do Museu Catavento reúne nove experiências interativas nas áreas de física, química, biologia, geografia e história, desenvolvidas para despertar a curiosidade científica do público. Entre os destaques estão o Gerador de Van de Graaff, a bicicleta ergométrica geradora de energia, uma maquete tridimensional do núcleo da Terra e simuladores do canto de 30 aves brasileiras. O espaço também conta com equipamentos como a chamada “pista de embriaguez” e experimentos sobre polaridade molecular.

Segundo o Governo do Estado, a carreta deve passar por 39 cidades até março, com a estimativa de impactar mais de 10 mil pessoas por mês.

Em balanço divulgado, a Prefeitura de Valinhos destacou a importância da iniciativa. “Foi uma grande alegria receber a carreta do Museu Catavento, proporcionando uma experiência educativa e interativa que alcançou 1.632 visitas. Essa ação reforça nosso compromisso em ampliar o acesso à ciência e à cultura de forma democrática e de qualidade”, informou o município.

Inaugurado em 2009 e instalado no Palácio das Indústrias, em São Paulo, o Museu Catavento é o museu de ciências mais visitado da capital paulista. Com mais de 200 instalações interativas distribuídas em quatro áreas temáticas, o espaço já recebeu mais de 7,8 milhões de visitantes, consolidando-se como referência em divulgação científica no país.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Nova Esperança é eliminado e final da Copa Circuito das Frutas será entre Itatiba e Jundiaí

Leia a seguir

Carnaval Valinhos 2026 terá quatro dias de festa gratuita no Parque da Cidade