

Valinhos recebeu 193 doses da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan e iniciou a aplicação nos profissionais da saúde do município nesta segunda-feira (9). A distribuição das doses aos municípios começou na última semana, coordenada pela Secretaria Estadual da Saúde, com prioridade para a atenção primária.
De acordo com nota técnica enviada pelo Estado, a disponibilidade limitada de vacinas neste primeiro lote permitirá a cobertura de cerca de 45% dos profissionais da saúde em todo o Estado de São Paulo. Em Valinhos, a imunização contempla parte dos trabalhadores que atuam diretamente nas unidades básicas de saúde.
Estão incluídos neste primeiro grupo profissionais das UBSs, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, dentistas, farmacêuticos, funcionários do setor administrativo e outros servidores que atuam na atenção primária. A vacina do Instituto Butantan é indicada para pessoas entre 15 e 59 anos, 11 meses e 29 dias, é aplicada em dose única e pode ser administrada independentemente de infecção prévia por dengue.
A Secretaria Estadual da Saúde ainda não divulgou previsão para a ampliação da vacinação contra a dengue ao público em geral dentro dessa faixa etária.
Já a vacina contra a dengue destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos segue disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Em Valinhos, quem ainda não iniciou o esquema vacinal ou precisa receber a segunda dose pode procurar qualquer unidade básica de saúde do município para a imunização.
Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/