

A Câmara Municipal de Vinhedo aprovou, na sessão desta segunda-feira (9), o Projeto de Lei nº 154/25, que estabelece a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como referência para o planejamento das políticas públicas do município. A proposta foi aprovada por oito votos favoráveis e quatro contrários.
Com a medida, os princípios da Agenda 2030 passam a orientar instrumentos importantes de planejamento da cidade, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Diretor.
Durante a sessão, também foram aprovadas 53 moções de forma conjunta, além da apresentação de 29 indicações dos vereadores. A Câmara ainda aprovou quatro requerimentos ao Executivo, solicitando informações sobre temas como a estrutura de atendimento às mulheres vítimas de violência, a “taxa do lixo” no município e questões relacionadas à rede municipal.
Além disso, três novos projetos de lei começaram a tramitar na Casa, incluindo propostas para denominação de ruas no bairro Pinheirinho e uma medida que exige mais transparência na divulgação de preços em postos de combustíveis de Vinhedo.