Consultório odontológico do CCI de Valinhos completa um ano com mais de 600 atendimentos a idosos

Foto Noticia Principal Grande

O consultório odontológico do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Valinhos completou um ano de funcionamento nesta quinta-feira (19), consolidando-se como um importante serviço de cuidado à saúde bucal da população idosa. No período, foram realizados mais de 600 atendimentos, beneficiando 374 idosos.

Instalado dentro do próprio CCI, o espaço tem como diferencial a proximidade com os frequentadores, facilitando o acesso e a adesão ao tratamento. A data foi celebrada com uma confraternização que reuniu usuários, palestra sobre tabagismo e um café da manhã especial.

Entre os relatos, a aposentada Lurdinha Borges, de 78 anos, destacou a qualidade do atendimento. “Fiz limpeza e recebi orientações sobre escovação e fio dental. Foi tudo muito bem explicado”, contou. Ela também relatou melhora na qualidade do sono após sessões de acupuntura a laser oferecidas no local.

O impacto positivo do serviço também alcança idosos que antes evitavam o dentista. É o caso de Nilton, que passou a frequentar o consultório após incentivo da esposa. “O que mais chamou a atenção dele foi o bom atendimento”, disse Therezinha Alves Grecco.

Além dos procedimentos odontológicos de rotina, como limpezas e restaurações, o serviço também atua na prevenção e encaminhamento de casos mais complexos ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), incluindo tratamentos de canal e investigação de lesões.

A programação comemorativa contou ainda com a palestra “O cigarro e a saúde bucal”, ministrada pelo dentista Lucas Daniel da Cunha, que alertou sobre os riscos do tabagismo. “O cigarro possui cerca de 7 mil substâncias químicas, sendo 69 com potencial cancerígeno”, destacou.

Para a diretora da Secretaria da Família e da Mulher, Ivana Ribeiro, o consultório representa um avanço significativo nas políticas públicas voltadas ao envelhecimento. “É um sonho concretizado. O espaço promove qualidade de vida e cuidado com quem tanto contribuiu com a cidade”, afirmou.

Já a diretora de Odontologia, Nayene Leocádia Manzutti Eid, ressaltou o caráter humanizado do atendimento. “O consultório dentro do CCI aproxima o serviço da realidade dos idosos e contribui para a autoestima e dignidade desse público”, disse.

Um dos diferenciais do espaço é a oferta de acupuntura a laser, técnica inovadora e indolor que utiliza luz de baixa intensidade para estimular pontos terapêuticos. O tratamento é indicado para dores crônicas, insônia, bruxismo, tabagismo e desconfortos com próteses.

O serviço é realizado às terças-feiras, das 12h às 16h, com agendamento prévio, atendendo entre 10 e 15 idosos por período.

A iniciativa reforça o compromisso do município com o envelhecimento saudável, ampliando o acesso à saúde e promovendo bem-estar à população idosa.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Espécie invasora preocupa Valinhos e mobiliza especialistas para conter avanço da leucena

Leia a seguir

Corrida em Valinhos interdita ruas e altera tráfego na região central neste domingo