Surto de Hantavírus em navio deixa três mortos e preocupa autoridades internacionais

Foto: Wikimedia Commons

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou o quinto caso de Hantavírus relacionado ao surto registrado a bordo do navio holandês MV Hondius, que partiu da Argentina no início de abril. Até o momento, três pessoas morreram em decorrência da doença.

Segundo o governo britânico, três dos casos confirmados envolvem cidadãos do Reino Unido. Outros três casos suspeitos ainda passam por análise laboratorial.

O navio segue atualmente em direção à Espanha e deve atracar neste domingo nas Ilhas Canárias, em Tenerife.

O surto começou no dia 1º de abril, quando a embarcação deixou Ushuaia, no sul da Argentina, com 149 pessoas a bordo. Cinco dias depois, um passageiro holandês apresentou os primeiros sintomas da doença e morreu no dia 11 de abril, ainda durante a viagem.

O corpo foi retirado apenas no dia 24, quando o navio chegou à ilha de Santa Helena. A esposa dele também desembarcou com sintomas, foi transferida para a África do Sul e morreu no dia 26 de abril.

No dia 2 de maio, uma passageira alemã morreu a bordo da embarcação. Na mesma data, um homem suíço foi diagnosticado com Hantavírus e levado para tratamento na África do Sul, onde permanece internado.

Já no dia 6 de maio, o navio atracou em Cabo Verde, mas as autoridades locais recusaram o desembarque dos passageiros. Após a negativa, a embarcação seguiu viagem rumo às Ilhas Canárias.

A OMS informou que a variante identificada no navio é a chamada variante Andes. Diferentemente da COVID-19, a transmissão do Hantavírus não ocorre de forma ampla entre pessoas.

Na maioria dos casos, a infecção acontece pelo contato com partículas presentes na urina, fezes ou saliva de roedores silvestres contaminados.

Autoridades de saúde monitoram possíveis casos secundários em países como França, Holanda, Singapura e Estados Unidos, envolvendo pessoas que tiveram contato com passageiros da embarcação.

O Hantavírus é considerado uma doença grave e pode provocar febre hemorrágica e síndrome cardiopulmonar, com risco elevado de morte em casos mais severos.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/terceiravisaovalinhos/

Leia anterior

Receita Federal abre leilão com PS5, celulares Xiaomi, motos e carros a partir de R$ 50

Leia a seguir

Projeto Feijão Letrado retorna a Valinhos com oficinas, livros e contação de histórias nas escolas municipais