Vinhedo registra queda de 60% nas ocorrências de falta de energia causadas por pipas

Vinhedo registrou queda de 60% nas ocorrências de interrupção no fornecimento de energia causadas por pipas enroscadas na rede elétrica. Segundo levantamento da CPFL Piratininga, entre janeiro e maio de 2026 foram contabilizados dois casos no município, contra cinco no mesmo período de 2025.

Apesar do resultado positivo em Vinhedo, a distribuidora alerta que o problema continua sendo motivo de preocupação na região. Nas 27 cidades atendidas pela CPFL Piratininga, foram registradas 881 ocorrências nos cinco primeiros meses deste ano, um aumento de 16,69% em relação às 755 registradas no mesmo período de 2025.

A CPFL reforça que as pipas devem ser empinadas apenas em locais abertos e afastados de postes, fios e subestações. A empresa também orienta que, caso uma pipa fique presa na rede elétrica, ninguém tente retirá-la. Nesses casos, a recomendação é acionar a distribuidora pelo telefone 0800 010 2570.

Além dos riscos de acidentes, o uso de cerol e linha chilena é proibido pela Lei Estadual nº 17.201/2019. A legislação veta a fabricação, comercialização e utilização desses materiais em todo o Estado de São Paulo, prevendo multas e responsabilização criminal em casos de acidentes.

Leia anterior

Venda de yakissoba ajuda ONG de Valinhos a cuidar de animais resgatados