Justiça Federal determina devolução de Pixuleco apreendido em manifestação em Valinhos

A 1ª Vara Federal de Campinas determinou o arquivamento do inquérito envolvendo a apreensão de um boneco inflável do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conhecido como “Pixuleco”, durante uma manifestação realizada em Valinhos no início deste ano. A decisão também determina a devolução do boneco ao ex-vereador de Jaguariúna Ton Proêncio, proprietário do material.

O boneco, que representa o presidente vestido como presidiário, foi apreendido pela Polícia Federal durante um ato realizado na cidade enquanto a comitiva presidencial passava pelo local. Na ocasião, a PF apontou a possibilidade de o objeto configurar uma ofensa à honra do presidente.

Ao analisar o caso, a juíza federal Raquel Coelho del Rio Silveira entendeu que a manifestação ocorreu de forma pacífica. Com isso, determinou o arquivamento do procedimento e a restituição do boneco, que deverá ser devolvido pela Polícia Federal de Campinas.

Com a decisão, o caso é encerrado sem aplicação de sanção penal a Ton Proêncio.

A apreensão havia ocorrido durante a passagem da comitiva presidencial por Valinhos, em um episódio que ganhou repercussão por envolver uma manifestação política e a apreensão de um símbolo utilizado em protestos contra o presidente Lula.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/terceiravisaovalinhos/

Leia anterior

Governo Trump prepara revogação de até 200 mil vistos de negócios e turismo nos EUA

Leia a seguir

Atletas da Capela se destacam em competição regional de karatê