News

Valinhos tem o 2° maior percentual de motoristas atuados por infrações de alcoolismo

Levantamento realizado pelo Detran mostra que 15,5% dos motoristas abordados na cidade  foram pegos alcoolizados ou recusaram fazer o teste do bafômetro

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran) apontou um aumento de 13% nas infrações por alcoolismo flagradas durante as blitze na Operação Direção Segura Integrada (ODSI) em maio, em relação ao mês de abril. Foram 585 atuações no mês passado, em abril foram 515.

Valinhos ficou em 2° no maior percentual de motoristas imprudentes. Somente na cidade, foram 20 atuações nos 129 veículos fiscalizados, segundo o Detran. Dez foram para os motoristas que se recusaram a realizar o texto do bafômetro e outras dez para os condutores flagrados dirigindo sob influência do álcool, representa 15,5% dos fiscalizados no levantamento.

Ao todo, são 10 mil veículos em 29 municípios fiscalizados em maior por meio da ODSI, que visam a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção.

Nas duas primeiras situações, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e os motoristas responderão a processo de suspensão da carteira de habilitação. No caso de reincidência no período de 12 meses, a pena será aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH. Vale lembrar que tanto dirigir sob a influência de álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, de acordo com os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Leia anterior

Golpe da restituição de Imposto de Renda e malha fina

Leia a seguir

IBGE abre 79 vagas abertas em Valinhos para Censo de 2022