News

A conscientização sobre a febre maculosa aumenta entre os servidores municipais

São dadas orientações de como evitar e como lidar com a doença

A Prefeitura de Valinhos está promovendo a conscientização entre os servidores municipais sobre a febre maculosa. Realiza-se um treinamento com os profissionais da área de saúde, enquanto os funcionários responsáveis pela manutenção de parques e serviços similares recebem orientações preventivas.

Nesta terça-feira, dia 20, o Departamento de Saúde Ocupacional e Meio Ambiente do Trabalho abordou as precauções que os trabalhadores dos Serviços Públicos devem adotar para evitar a contaminação, bem como os sintomas mais comuns da doença e os procedimentos a serem seguidos caso encontrem um carrapato em seus corpos.

É recomendado evitar áreas com vegetação densa. Caso isso não seja possível, as roupas utilizadas devem cobrir o máximo do corpo e, preferencialmente, ser de cores claras para facilitar a detecção de objetos estranhos. Além disso, é aconselhável proteger a região dos pés com fita adesiva, dificultando a subida dos carrapatos pelas pernas.

É importante que seja feita a verificação no corpo a cada duas ou três horas e, se um carrapato for encontrado, removê-lo cuidadosamente, puxando-o para cima com uma pinça próxima à cabeça, e lavar a área afetada com água e sabão.

Nos dias 21 e 22, médicos da rede básica de saúde e das Unidades de Atendimento de Urgência participarão de um treinamento para estarem preparados para identificar casos suspeitos. A Prefeitura também oferecerá orientações aos moradores durante as visitas dos agentes de combate a endemias, que serão realizadas diretamente nas residências dos moradores de Valinhos.

Leia anterior

Prefeitura de Vinhedo oferece cursos gratuitos

Leia a seguir

Valinhos ganha revitalização em áreas públicas com novo paisagismo