News

A Importância dos Animais de Estimação na Terceira Idade

Pets trazem vários benefícios tanto para a saúde física, quanto para a mental dos donos

Por Rafaela Duarte

Os PETS , cachorros, gatos, papagaios, não importa qual, estão presentes nos lares de diversas famílias, mas estima-se que no mínimo 44% das casas brasileiras tenham pelo menos um animalzinho. As razões para isso são muitas, mas a principal é pelo fato de que os animais de estimação trazem vários benefícios tanto para a saúde física, quanto para a mental de seus donos.

Quando se trata da terceira idade, ainda mais. O processo de envelhecer traz a solidão e a presença de um bichinho no dia a dia ajuda, e muito, a impedir a depressão e o isolamento, visto que ele se sente estimulado a passear e brincar com o pet.

Confira 4 benefícios relevantes que os bichinhos proporcionam na vida do idoso:

  1. Influência a socialização: qualquer PET precisa passear. Assim, durante esses passeios o idoso acaba conhecendo novas pessoas, interage com vizinhos e se comunica.
  2. Auxilia no bom humor: brincar com o animalzinho faz com que as taxas de serotonina, que é neurotransmissor do bom humor, do sono, do apetite e  da diminuição das dores, aumentam. Com isso a ansiedade diminui e a sensação de conforto e melhora do ânimo é promovida.
  3. Disposição aumenta: caminhar pelo menos uma hora com o pet traz a sensação de bem-estar e auxilia na saúde mental e coordenação motora.
  4. Previne doenças: Estudos feitos demonstram que quem tem PET durante a terceira idade, sofrem menos de depressão ou problemas relacionados à pressão sanguínea, frequência cardíaca e capacidade motora.

Leia anterior

Nina e Ernesta: companheirismo sem limite

Leia a seguir

Audiência de hoje apresenta orçamento de mais de R$ 1 bilhão para 2023