A origem da canção “Você” de Tim Maia

Sucesso possui diversas versões e é um clássico da música brasileira

Por Rafaela Duarte

Nesta última quarta-feira (15), completa 25 anos da morte de uma das maiores vozes da música brasileira, Tim Maia, que transitava por diversos estilos musicais como MPB, samba rock, soul e funk.

O cantor faleceu por conta de uma infecção generalizada, isso somado com a má alimentação, vícios em drogas e bebidas alcoólicas. O artista ficou uma semana internado em um hospital, em Niteroi e deixou um legado no ambiente musical, no dia 15 de março de 1998.

Em toda sua carreira, Tim Maia contém 205 composições registradas, atualmente os direitos autorais de suas canções são direcionados para seus herdeiros e isso será realidade até 2068, segundo a lei. Uma das músicas mais conhecidas deste cantor se chama “Você” e já foi regravada por diversos artistas que deram sua versão para a canção.

Essa obra foi escrita em 1960 pelo compositor que tinha o objetivo de convencer o artista Roberto Carlos de grava-la, mas o mesmo queria uma canção que falasse sobre alguém que tinha terminado um relacionamento recentemente, foi assim que a música “Não vou ficar” começou a ser escrita. Por fim, “Você” foi interpretado por Eduardo Araújo, em 1969, para o álbum “A onda é Boogaloo”. 

A letra da canção fala sobre uma pessoa que descrente no amor, que estava acostumada com a solidão, mas até que enfim encontra a paixão de sua vida. Também tem medo de perder esse romance, pedindo que nunca o abandone, se não morreria de saudades com essa perda.

Anos depois, em 1971, o próprio Tim Maia acaba gravando a canção em seu segundo álbum, até hoje é a versão mais conhecida e é um marco da carreira desse artista. Em 1986, o trio Os Paralamas do Sucesso, gravaram essa música, porém encurtaram-na e se tornando um hit da banda.

Leia anterior

A hipocrisia no cotidiano

Leia a seguir

Perda de placas é um dos problemas que a Gordinho Placas pode resolver