

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, realizou no dia 6 uma ação preventiva no bairro Pinheirinho, área reconhecida pelo histórico de enchentes. A iniciativa integra as atividades da Operação Verão e mobilizou uma equipe de dez profissionais, com foco na atualização do cadastro das famílias que vivem às margens do Ribeirão Pinheiros e da linha férrea.
Equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) percorreram todos os imóveis da região. A secretária adjunta Dulce Maria de Paula Souza participou da ação representando a secretária Célia Leão.
O levantamento prévio identificou 58 famílias residentes na área. Segundo Célia Leão, o objetivo do mutirão foi reforçar a estratégia de resposta rápida em caso de enchentes. “O levantamento permite identificar número de adultos, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e animais domésticos, para que, em caso de emergência, todas as informações necessárias já estejam disponíveis”, afirma.
Para a coordenadora da Vigilância Socioassistencial e supervisora do CRAS Figueiras, Luciana Molinari D’Oliveira, a ação fortalece a preparação das equipes. “A prevenção e proteção das famílias são a base da política de assistência social. Esse mapeamento prévio nos instrumentaliza para respostas mais assertivas em situações de calamidade.”
Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/