

A ACESA Capuava, entidade de Valinhos que atende gratuitamente mais de 180 pessoas com deficiência, lançou uma nova campanha para incentivar contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda devido ao seu projeto cultural aprovado pelo Ministério da Cultura. A iniciativa é voltada principalmente para pessoas físicas que fazem a declaração completa e podem direcionar até 6% do imposto a entidades assistenciais por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
O projeto beneficiado é o PRONAC 254724 – Espaço Cultural ACESA Capuava, que busca garantir a continuidade de oficinas culturais oferecidas aos atendidos, incluindo dança, música, teatro, artes plásticas, fotografia, desenho animado e a formação de uma banda inclusiva. A destinação dos recursos possibilita a manutenção das atividades terapêuticas e amplia o acesso à cultura para crianças, adolescentes e adultos com deficiência.
Segundo a presidente da entidade, Fernanda Teixeira, a campanha também busca estimular uma mudança de percepção sobre o pagamento de impostos. “Quando as pessoas descobrem que podem escolher o destino de parte do seu imposto, o ato de contribuir ganha um novo significado. É um passo importante da sociedade em prol das causas sociais”, afirma.
O processo é simples e regulamentado pela Lei Rouanet. Pessoas físicas podem deduzir até 6% do imposto devido e empresas tributadas pelo lucro real, até 4%, tanto por meio de doação quanto por patrocínio. A doação deve ser feita até o último dia útil de dezembro, via depósito identificado na conta vinculada ao projeto. Após o depósito, o doador recebe o Recibo de Mecenato, documento essencial para comprovação perante a Receita Federal.
Para doações ao projeto da ACESA Capuava, os dados bancários são: Banco do Brasil – agência 0811 – conta corrente 60788-6. Após o depósito, o comprovante deve ser enviado com nome e CPF para projetos@acesacapuava.com.br para emissão do recibo.
Além de mobilizar a comunidade, a entidade reforça seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento social. “Cada doação representa uma escolha consciente por um país mais justo e solidário. Quando o contribuinte entende que pode decidir o destino do seu imposto, ele se torna parte ativa da transformação social”, conclui Fernanda.
Informações detalhadas e o passo a passo para doação estão disponíveis no site da instituição (https://acesacapuava.com.br), pelo WhatsApp (19) 98424-0035 ou pelo e-mail projetos@acesacapuava.com.br.
Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/