News

ACESA Capuava Promove a natação inclusiva para assistidos

O objetivo principal do programa é introduzir o esporte aquático na rotina dos mais de 60 alunos

A ACESA Capuava, instituição dedicada à promoção da inclusão e qualidade de vida de pessoas com deficiência, está oferecendo aulas de natação inclusiva como parte integrante das atividades diárias dos atendidos. O projeto “Natação Inclusiva ACESA Capuava – Básico I” foi lançado no início deste ano e tem ganhado destaque, cativando tanto os alunos quanto os profissionais envolvidos na entidade.

As aulas de natação são ministradas quatro dias por semana nas instalações da ACESA, fazendo uso de uma piscina aquecida e adaptada para criar um ambiente terapêutico. Esse ambiente oferece suporte emocional e estimulação sensorial variada para os pacientes da instituição.

O objetivo principal do programa é introduzir o esporte aquático na rotina dos mais de 60 alunos beneficiários da modalidade, fornecendo-lhes conceitos básicos de natação. Além disso, a prática busca contribuir para habilitação, reabilitação e aprimoramento da qualidade de vida dos participantes, promovendo a autonomia na água.

O projeto é coordenado por Michel Nascimento e as aulas são organizadas em grupos, levando em consideração a faixa etária e disponibilidade dos alunos, com atenção especial à rotina das famílias dos beneficiários. Cada aula conta com a presença de dois profissionais de educação física, uma fisioterapeuta e duas monitoras de apoio.

É importante ressaltar que todas as atividades são planejadas de forma lúdica e de fácil execução, visando proporcionar uma experiência confortável, segura e inclusiva para todos os participantes. Os materiais utilizados são seguros e familiares para a maioria dos alunos, como pranchinhas e flutuadores em formato de espaguete. O projeto está inscrito na Lei de Incentivo ao Esporte e é patrocinado pela empresa NTS, com o apoio do Ministério do Esporte do Governo Federal. Com início em fevereiro de 2023 e duração de 12 meses, o projeto tem sido muito bem recebido pelos alunos da instituição, proporcionando oportunidades de inclusão e melhorias significativas na qualidade de vida.

Leia anterior

Wet’n Wild: 25 anos de diversão e aventura para todas as idades no Mês das Crianças

Leia a seguir

Barbie Dreamhouse Experience chega ao Iguatemi Campinas