Equipes da Prefeitura já realizaram 72 visitas técnicas em propriedades agropecuárias na cidade
Dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor, e a Prefeitura Municipal de Valinhos destaca ações importantes que são realizadas dentro do Programa Valinhos Agro, com o objetivo de dar suporte, orientações e promover a aproximação do poder público com os produtores rurais, além de fortalecer o trabalho de extensão rural nas propriedades com cultivo de frutas, verduras e legumes, e dar ao apoio também aos setores que trabalham com criação de animais.
As equipes da Prefeitura, já realizaram até o momento 72 visitas técnicas em propriedades agropecuárias do município. Nestas visitas são analisados os seguintes fatores:
- O que está sendo plantado pelo agricultor e como está o rendimento deste cultivo;
- Qual o adubo usado pelo agricultor e se este recurso está em falta em sua propriedade;
- Como estão os recursos hídricos utilizados;
- E se o trabalho é realizado por maquinários ou manualmente.
Após a coleta desses dados, as equipes técnicas promovem uma análise sobre o cultivo e trabalho de cada agricultor e suas condições, ofertando orientações técnicas para aperfeiçoar os trabalhos realizados na propriedade.
Com as visitas técnicas também é possível realizar o levantamento das maiores necessidades desses agricultores, trabalhando em políticas públicas que possam auxiliar e atender a demanda de recursos necessários para esses produtores.
“É excelente o trabalho realizado pelo Programa Valinhos Agro, a equipe já visitou a minha propriedade e me deram diversas orientações e ideias de como melhorar nosso trabalho, achei maravilhoso. É muito importante que a Prefeitura tenha voltado, nesta gestão, a dar visibilidade à agricultura familiar e os produtores rurais, esse auxílio é muito bom para nós”, destacou a agricultora Neli Yamazaki, que participa também do projeto “4ª é feira” realizado no CACC, com o objetivo de abrir espaço para o comércio rural e gerar renda aos agricultores e produtores do município.
Por meio das análises realizadas, a secretaria já trabalha em um grande projeto de produção de adubo para ser entregue gratuitamente aos agricultores do município, visto que este recurso é uma das principais necessidades apontadas pelos produtores.