News

Ações para prevenção de Dengue, Zika e Chikungunya foram intensificadas em Valinhos

Equipes estão realizando visitas nos bairros da cidade para orientar e alertar os moradores sobre os cuidados necessários

Durante o período de chuva, a incidência de casos positivos de Dengue, Zika e Chikungunya aumenta, devido à condição climática favorável para o mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças. Com isso, a Prefeitura de Valinhos intensificou as ações de prevenção e orientação da população sobre os cuidados necessários.

Todos os dias, equipes de combate às Endemias realizarão visitas nos bairros da cidade para orientar os moradores, além de uma vistoria para alertar sobre o acumulo de água em: calhas; ralos; vasos de plantas; pneus; caixas d’água. No ano passado, foram confirmados 1.138 casos de Dengue e quatro de Chikungunya no município.

Os estabelecimentos com um alto índice de criadouros, como reciclagens, borracharias, floriculturas, e outros locais que possam acumular água também serão vistoriados pelas equipes.

Moradores devem ficar atentos aos sintomas da doença, como: febre, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça e dor no corpo. Quem estiver com algum desses sintomas deve procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o Centro de testagem, localizado na Av. dos Esportes, 356, Centro, para a realização do exame.

Foram elaboradas atividades educativas em locais de alta circulação e nas escolas, após o período de férias, para aumentar o alcance às informações.

Leia anterior

Desassoreamento foi iniciado no Ribeirão Pinheiros em Valinhos

Leia a seguir

Posto do INSS Vinhedo realizou 6.796 atendimentos em 2022