News

Agridoces lembranças da ‘Praça da cidade’

Área de lazer deslumbra gerações há quase 56 anos

Por Bruno Marques

Orgulho valinhense e atraente para turistas, a praça Washington Luís é um dos mais notórios cartões postais de Valinhos. O local, tão querido para várias gerações, foi inaugurado em dezembro de 1967, e é um dos maiores espaços urbanos de lazer da cidade, com cerca de 14 mil m2, dividida em três patamares.

Ela está localizada nos limites entre o Centro e a Vila Embaré. Ao seu redor passam as ruas Francisco Glicério, Antônio José Butignol, Rosa Giardeli Mamprin, Ana Leonízia do Amaral Camargo, e a avenida Dom Nery. O lugar já teve um pombal, espelhos d’água e um belo chafariz com luzes coloridas.

Na última edição do JTV, falamos nesta seção, um pouco sobre a pujante história do político Washington Luís, que dá nome à praça, porém, com detalhe que a grafia do local foi escrita erroneamente com ‘Z’. Só anos depois que isso foi corrigido com placas atualizadas nas imediações.

E no interior do tempo dos quase 56 anos de existência deste cartão-postal, vêm lembranças agridoces que ardem os olhos de saudade de dias que há muito se foram como a paz sugerida nessa foto dos 70, e da visão deslumbrada da criança que via a igreja Matriz como um castelo e a Washington Luís como a ‘Praça da cidade’.

Leia anterior

Dr. Bruno Pereira atua para salvar vidas e promover a prevenção de acidentes

Leia a seguir

Dia dos Profissionais da Educação: Celebrando o compromisso com o futuro das gerações