News

Além do trabalho, servidores enxergam no cuidado com o idoso uma missão de vida

História de quatro décadas do serviço oferecido pela Prefeitura de Valinhos se mistura com a trajetória de profissionais que se dedicam à população da Terceira Idade

O Programa de Atenção ao Idoso no Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, completa 40 anos nesta sexta-feira (28). A história do serviço se mistura com a trajetória de quem vê no trabalho oferecido uma missão de vida. “Vi o programa crescer e se tornar referência na região metropolitana e no Estado”, se orgulha a supervisora Marisa Mathias. Servidora há 20 anos, foi designada em 2006 para trabalhar local, onde desenvolveu o projeto de alfabetização não-formal “O Tempo Me Ensinou”, além do incentivo à promoção da autoestima aplicada também com a psicóloga Marisa Jacintho e a assistente social Virgínia Benatti.

“Estou muito feliz e orgulhosa de fazer parte desta história, de estar no dia a dia com os idosos e ver a transformação de vida. Idosos que chegam com queixas de solidão, depressão e dores, tanto físicas quanto da alma, e a partir do momento que começam a participar e interagir com outros idosos se vê claramente a mudança positiva”, afirma.

A professora de ginástica Cláudia Miriam Wiffler, especialista em Atividades Físicas Adaptadas e Saúde, atende ao programa desde 1989. “Fui responsável por iniciar as atividades de natação, hidroginástica, voleibol adaptado, jogos de salão, ginástica rítmica, dança figurada, dança de salão, bocha e quadrilha”, recorda.

Para ela, a atividade física é fundamental, com reflexos na qualidade de vida, no processo de envelhecimento, na prevenção de doenças crônicas e no fortalecimento do sistema imunológico e da musculatura, contribuindo para a prevenção de perda óssea e melhorias no sistema cardiorrespiratório, além de estimular a memória e a coordenação motora. “Quando aliada ao convívio social do idoso, pode melhorar ou estabilizar certas doenças neurológicas”, completa.

Dos mais de 1,4 mil frequentadores, cerca de 500 praticam atividades físicas. “Sinto um grande privilégio e gratidão por desenvolver e praticar minha profissão cuidando com carinho e dedicação dessa população, que me ensinou a ser uma pessoa muito melhor”, afirma.

ATIVIDADES

O Centro do Idoso oferece Pintura em Tecido, às segunda-feira, às 13h, assim como o Teatro, a partir das 14h. Já às terças e quintas-feiras tem Ginástica, às 7h30 e às 13h30, Lian Gong, às 14h30, e o Projeto Peixe & Cia, das 7h às 17h. Às terças e sextas-feiras tem ainda Jogos de Salão, a partir das 12h.

Quarta-feira é dia do Violão avançado, às 10h30, e Dança de Salão no período da tarde, a partir das 13h30. Tem ainda o Ponto do Encontro do Crochê, às 14h.

A Oficina de Memória é oferecida em três turmas. Uma às segundas-feiras, outra às quartas-feiras e a última às quintas-feiras, sempre às 13h30.

As aulas de ginásticas descentralizadas também acontecem na Vila Santana, Santo Antônio, Morada do Sol, São Marcos, Jardim Pinheiros, Parque das Figueiras, Jardim Paraíso. Também há aulas de Voleibol Adaptado e de Hidroginástica no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, além da hidroginástica na piscina municipal do Jardim Paraíso e aulas de Tênis de Campo no CLT.

Leia anterior

BUNKER seleciona InvestCloud para lançar novo aplicativo digital, abrindo acesso aos mercados de investimento dos EUA para pessoas ricas na América Latina

Leia a seguir

Grupo TecnoSpeed é um dos que mais cresceram nas Américas