Turmas dos 9ºs anos do Ensino Fundamental do Colégio Marista Glória se dividem em grupos para criação de partidos, debates e campanhas eleitorais.
Termina no dia 4 de maio o prazo para que os cidadãos de todo o Brasil regularizem a situação do título de eleitor. Quem tiver pendências com a Justiça Eleitoral, após essa data, não poderá votar nas eleições de 2022. Neste ano, serão disputados os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.
O Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), buscando conexões com o dia a dia dos estudantes, estimulou as turmas dos 9ºs anos do Ensino Fundamental – Anos Finais, a desenvolver o projeto intitulado “A criação de um partido político”.
Depois de muitas pesquisas, os alunos começaram a colocar a aprendizagem em prática. Após criarem seus partidos, identidades e características, os alunos começaram a trabalhar, nas disciplinas de Ensino Religioso, História e Língua Portuguesa, questões sociais que envolvem o cotidiano da sociedade, como desigualdade social, família, preconceito, inflação, meio ambiente, cultura, entre outros temas. A partir dessa premissa, os alunos se dividiram em partidos, cada um na defesa de uma ideologia ou setor. O colégio também irá promover um encontro entre os grupos (divididos em partidos políticos), simulando um debate de televisão e a campanha eleitoral.
“Como já nos mostrou Paulo Freire, só ocorre a aprendizagem quando houver participação consciente dos estudantes. O aluno é o protagonista de seu conhecimento; seus saberes e suas experiências são essenciais ao seu aprendizado e ao desenvolvimento da cidadania”
afirma a diretora do Colégio Marista Glória, Claudia Ayres Paschoalin.