Para quem deseja conhecer sua obra, Ana tem dois álbuns disponíveis gratuitamente em plataformas digitais e videoclipes no YouTube
Por Gabriel Previtale


A cantora e compositora Ana Person, referência na música dedicada às infâncias, acaba de receber um dos reconhecimentos mais importantes de sua carreira: o Prêmio Ibermúsicas da Canção para as Infâncias 2025, uma seleção internacional que reúne artistas do Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Portugal, Uruguai, Venezuela e Espanha. O resultado foi divulgado no dia 28 de novembro, no site oficial do Ibermúsicas.
O prêmio é concedido pelo IBERMÚSICAS – Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas, uma iniciativa multilateral que reúne ministérios e órgãos de cultura de países da América do Sul, Central, Caribe e da Península Ibérica.
A obra vencedora, “Tecido Universal”, é assinada por Ana Person e pela compositora uruguaia Letícia Passeggi, integrante da banda infantil Encanto Al Alma. A canção nasceu de uma das exigências do edital: criar, em parceria, uma obra que envolvesse artistas de dois países e abordasse temas como diversidade e migração. Admiradora do grupo uruguaio, Ana decidiu fazer o convite via Instagram — prontamente aceito por Letícia, que identificou afinidade imediata entre seus trabalhos.
No dia seguinte ao convite, a uruguaia enviou a primeira melodia e um esboço de letra. A composição ganhou forma a partir do ritmo murga, tradicional no Uruguai, ao qual Ana acrescentou elementos brasileiros, especialmente o baião. A criadora explica que o objetivo era tornar a música brincante e acessível a crianças de qualquer nacionalidade, por meio de palmas, estalos, percussão corporal e divisões rítmicas que permitem cantar “em pensamento”, ultrapassando barreiras de idioma. A canção ainda inclui palavras em Guarani, como homenagem aos povos originários do Brasil e do Uruguai.
A gravação envolveu músicos dos dois países: no Brasil, Ana convidou a percussionista Marta Jardim; no Uruguai, Letícia registrou sua parte com a banda Encanto Al Alma. O processo, que ocorreu entre agosto e setembro de 2025, envolveu desafios de comunicação, agendas cheias, traduções, ajustes técnicos e escolhas artísticas sobre instrumentos, fusão de ritmos e abordagem temática.
Para Ana, o prêmio tem forte significado simbólico: “É uma força que invade a alma, um abraço da Deusa Música. Sinto que é um sinal de que estou no caminho certo, criando para acolher, inspirar e despertar sensibilidade nas crianças num mundo tão adoecido e desconectado da natureza e da ancestralidade.”
A artista afirma que o reconhecimento internacional amplia horizontes, mas não muda sua motivação principal: “Sigo aberta a novas parcerias e a traduzir o mundo em canções. Quero alcançar outras infâncias pelo continente.”
Além do prêmio, a artista segue com novos projetos: O show infantil “Água, Homem, Bicho, Flor”, contemplado no edital PNAB 2025 e levado às escolas municipais de Valinhos; e a produção de “Cyca revoluta”, canção vencedora do Edital Bloquete Autoral/2025, com gravação prevista para janeiro de 2026.
Para quem deseja conhecer sua obra, Ana tem dois álbuns disponíveis gratuitamente em plataformas digitais e videoclipes no YouTube, no canal Ana Person. A canção vencedora pode ser ouvida como “Tecido Universal” (português) e “Tejido Universal” (espanhol), já disponível em todas as plataformas.
Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/