News

Ano Novo chinês acontece neste domingo, dia 4, e traz o símbolo do Dragão

Período é considerado propício para descobertas, otimismo e muita ação, de acordo com a cultura chinesa

Por Bruno Marques

O Ano Novo chinês acontece no próximo domingo, dia 4. O Gigante Asiático utiliza diferentes referências em sua cultura e, pelo seu calendário solar, a partir da próxima semana, a China não só entra em seu novo ano (4.722), como também adentra o Ano do Dragão.

Segundo o horóscopo chinês, o período simboliza força, ação e sabedoria. Pela astrologia chinesa, o signo do Dragão representa grande disposição para realizar o impossível, sendo assim, a época para descobertas, otimismo e disposição, pois o nativo desse signo carrega amor à ação. 

Legenda: Disciplina, organização e respeito são as principais virtudes da cultura chinesa, segundo Valdir

“Shifu”

Sem dúvida, um dos maiores conhecedores da cultura chinesa de Valinhos é o lutador e empresário Valdir Cremasco. A Academia Shaolin, de onde é professor e proprietário, possui muitas referências e decorações típicas. Lá estão registradas suas frequentes visitas ao país mais populoso do mundo.

O “Shifu” (pai mestre em chinês mandarim) falou a esta reportagem pela ocasião do Ano Novo chinês. “Minha experiência com China se deve ao Kung Fu, arte marcial que pratico há 40 anos. Vou com frequência para China a fim de treinar o Kung Fu e estudar o mandarim e toda cultura milenar”, contou.

Dentre as principais virtudes da cultura chinesa, Valdir destacou a disciplina, organização e respeito, conservando ensinamentos de Confúcio. O consagrado atleta também destacou a segurança: “Pode-se andar pelas ruas com muita tranquilidade”.

Com relação aos problemas, ele vê a liberdade de expressão do povo chinês um pouco limitada quando se fala em redes sociais e informações sobre o mundo. Mas, ressaltou que a tecnologia é extremamente avançada.

“Nós, ocidentais, aproveitamos para aprender um pouco sobre filosofia chinesa que cada signo pode transmitir. Eu sou do signo de Tigre e muitas qualidades deste signo me representam muito”, concluiu ressaltando a sabedoria chinesa.

Leia anterior

Trabalho documental sobre a história da Festa do Figo e Expogoiaba completa 10 anos

Leia a seguir

Transferência digital de multas de trânsito inicia em fevereiro