Anvisa suspende Creme Dental Colgate Total Clean Mint por reações adversas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira, dia 27, a suspensão temporária de todos os lotes do Creme Dental Colgate Total Clean Mint. A medida, que tem caráter preventivo, ocorre após relatos de reações adversas ao produto, que substituiu a linha Total 12 da marca.

A suspensão será válida por 90 dias, período no qual a Anvisa conduzirá investigações sobre os efeitos relatados. Não há determinação de recolhimento imediato, mas o creme dental deve ser retirado de circulação e não deve ser comercializado ou utilizado pelos consumidores.

Possíveis reações e investigação
Os relatos apontam que o produto pode estar causando sintomas como lesões bucais, dor, sensação de ardência, inflamação gengival e inchaço labial. A principal suspeita recai sobre a inclusão do fluoreto de estanho na fórmula, substância usada para aumentar a proteção contra doenças gengivais.

A Anvisa recomenda que consumidores que notarem esses efeitos interrompam o uso do produto e notifiquem os sintomas pelos canais oficiais da agência, como o Limesurvey e o e-Notivisa.

Posicionamento da Colgate e ação do Procon
Até o momento, a Colgate não se manifestou sobre a suspensão nem prestou esclarecimentos em redes sociais. O Procon-SP notificou a empresa, solicitando informações sobre os lotes afetados e as orientações aos consumidores.

O que dizem os especialistas
De acordo com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), os ingredientes usados em cremes dentais são, em geral, aprovados como seguros. O cirurgião-dentista Jaime Aparecido Cury, da Unicamp, explica que as reações podem estar relacionadas a componentes da fórmula, mas não necessariamente ao íon fluoreto, presente em diferentes tipos de cremes dentais.

A recomendação é que consumidores suspendam o uso do produto caso apresentem qualquer reação adversa.

Leia anterior

São Vicente de Paulo: padroeiro das associações de caridade

Leia a seguir

Psicóloga Rita Oliveira alerta sobre os desafios do transtorno bipolar e a importância da conscientização