Aos 15 anos, João Vitor Franco atua como boleiro no ATP Challenger de Campinas

O jovem João Vitor Franco, de 15 anos, de Valinhos, está em plena atuação como boleiro na 14ª edição do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas, um dos maiores ATP Challengers do Brasil. Com experiência acumulada em outras edições, João foi premiado como o melhor boleiro em 2023 e agora busca repetir o feito durante o torneio, que vai até domingo 20 de outubro na Sociedade Hípica de Campinas.

Patrocinado pela EMS, o evento deste ano conta com uma premiação recorde de US$ 133 mil e distribuirá 100 pontos ao campeão. Para João Vitor, a função de boleiro, que exige atenção e rapidez, é uma oportunidade única de estar próximo dos grandes nomes do esporte. “A chance de estar tão perto dos profissionais do tênis me motiva a continuar dando o meu melhor e aprender com eles”, conta o adolescente.

João Vitor é aluno do projeto social “Tênis para Todos”, que oferece aulas gratuitas para jovens de 7 a 16 anos da rede pública. O projeto teve um impacto profundo na vida do atleta, que começou sua trajetória no esporte em 2019. “O João se identificou com a forma como o esporte era ensinado no projeto, apreciando não só as técnicas, mas também a disciplina que o tênis exige”, relata sua mãe, Elisangela Olímpio Franco.

Atualmente, além de atuar como boleiro no ATP Campinas, João Vitor participa de competições regionais e já representou o Country Club Valinhos em torneios como o LipTênis – Liga do Interior Paulista de Tênis – e o Interclubes.

O ATP Challenger de Campinas reúne jogadores de mais de 14 países e será transmitido pelo Disney+ e ESPN. Entre os destaques brasileiros estão Felipe Meligeni Alves e Gustavo Heide, que competem na chave principal do torneio, e outros talentos na fase de classificação. O torneio, promovido pelo Instituto Sports, oferece uma oportunidade importante para os tenistas avançarem no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).

Leia anterior

UBS Macuco oferece agendamentos de exames de papanicolau e mamografia

Leia a seguir

Artista de Valinhos, Eliete Tordin, expõe obras na Alemanha