News

APAE e Valinhos de mãos dadas: 53 anos de inclusão

Cuidar das pessoas foi, é, e sempre será o meu propósito.  No passado, por mais de 20 anos, em meu trabalho na Polícia Militar, e hoje como prefeita de Valinhos, me dedico em tempo integral para desenvolver, implantar e administrar políticas públicas que melhorem a vida de todos. 

A missão ainda é a mesma, e me alegro em poder afirmar que não estou sozinha nessa caminhada. Ao completar 53 anos de fundação, a APAE de Valinhos merece ser parabenizada pelos significativos avanços nos cuidados, na proteção e na inclusão das Pessoas com Deficiência e suas famílias.

Por esse reconhecimento, nossa equipe trabalha todos os dias para alcançar melhorias na acessibilidade, na qualidade de vida e na inclusão das crianças, jovens e adultos com deficiência. Aumentamos o número de veículos adaptados para transporte gratuito, de 8 para 15, o que eliminou a fila de espera, antes um grande transtorno.

As ruas de Valinhos ganharam semáforos acessíveis com botoeiras. Criamos um aplicativo de segurança com um botão de emergência para pessoas com deficiência auditiva.  Para que todos pudessem aproveitar a Festa do Figo e a Expogoiaba, levamos intérprete de Libras aos eventos. E para os alunos com deficiência visual, entregamos às escolas municipais óculos inteligentes!

Sempre haverá muito a fazer, e por essa razão lançamos o primeiro censo de Pessoas com Deficiência em Valinhos, um projeto inovador que vai identificar e responder melhor às necessidades específicas dessa comunidade. A Prefeitura de Valinhos tem hoje um sério compromisso com a inclusão social. Assim como a APAE, que com mais de meio século de trabalho, não apenas auxilia na educação e na saúde, mas também fortalece o espírito e a dignidade.

Nosso trabalho em conjunto continua essencial para garantir novas conquistas, e quando falo da APAE, eu me refiro não apenas às pessoas que trabalham na entidade, mas a todos os cidadãos que fazem parte dessa história, seja com doações ou com o valoroso trabalho voluntário. Gente como eu, que escolhe cuidar das pessoas e proteger a vida. Em nome de Valinhos, minha gratidão a você, APAE!

Lucimara Godoy, prefeita de Valinhos

Leia anterior

Recordações de um corpo

Leia a seguir

Com gol a favor e contra de zagueiro Joílson, Ponte Preta estreia com empate