Sensor de contagem de veículos será usado para mapear características de tráfego e velocidade dos veículos
Com o objetivo de coletar dados sobre as condições de tráfego e mapear as características do trânsito, Valinhos terá a partir da próxima semana um aparelho móvel que conta o número de veículos e mede a velocidade em locais estratégicos.
A ação começará nos próximos dias, em horários alternados, na Avenida Joaquim Alves Correa, altura do nº 2.570. Depois, terá continuidade em pontos com demandas de intervenções diversas, desde pedidos de munícipes para mudanças de sentido de tráfego, permissão ou não de manobras, estacionamento, reclamações, entre outras que fazem parte dos estudos que embasam as medidas adotadas pelo Setor de Projetos e Sinalização da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Serão feitos levantamentos, coleta de dados que tornarão as ações de trânsito, que são técnicas, muito mais assertivas, proporcionando segurança aos motoristas e pedestres. O aparelho não é uma ferramenta punitiva. Não é radar, apesar da semelhança.
As melhorias no trânsito já surtem efeitos. Em 2022, o número de multas diminuiu 12% em relação a 2021. No ano passado, a fiscalização municipal, por meio de agentes e radares, contabilizou 51.220 infrações ante 58.255. A explicação para 7.035 a menos no comparativo anual é a soma de investimentos feitos através da renovação da sinalização viária, reforço na iluminação pública e educação no trânsito.