News

Aposentado, Cacá Príncipe relembra antigos carnavais e comenta sobre a folia em 2024

Agora aposentado, o carnavalesco revela detalhes sobre suas produções em 2024

Por Caroline Gouveia Fortino

Com o carnaval 2024 se aproximando nós do Jornal Terceira Visão procuramos o carnavalesco Valinhense, agora aposentado, Antonio Carlos Príncipe, conhecido pela maioria da população como ‘Cacá’ para saber em detalhes suas experiências anteriores com a época de folia e o que podemos esperar dele este ano. Vale ressaltar que a trajetória carnavalesca de Cacá Príncipe teve início na década de 90, trabalhando com o saudoso Roque Palácio, que era seu amigo e ícone do Carnaval de Valinhos, desenvolvendo enredos de várias escolas de samba.

Em entrevista ao JTV, Cacá afirmou que participou da confecção de fantasias e adereços de inúmeras escolas em Valinhos, entre elas: Unidos da Madrugada (onde consagrou-se campeão duas vezes) e Leão da Vila (campeão uma vez). Além disso, destacou que atendeu vários clientes particulares nesse período inclusive pessoas do Rio de Janeiro. Já neste ano de 2024, o carnavalesco pontuou ao Jornal Terceira Visão que realizou algumas confecções de adereços e fantasias como hobby e por gostar muito do ofício, mas apenas para clientes que ele simpatiza de alguma forma.

Adereço de uma cliente particular, confeccionado para o carnaval 2024 (Créditos: Arquivo pessoal)

Ao ser questionado sobre seu acervo com seus antigos projetos, Cacá afirmou que uns foram para o lixo, outros ele se desfez e para reutilização alguns ele acabou doando. Ainda durante a entrevista ele enfatizou que após o encerramento das atividades carnavalescas em Valinhos, o seu trabalho acabou se tornando cada vez mais nulo. Segundo Cacá, o público Valinhense é mais discreto e mesmo em época de carnaval opta por uma vestimenta mais minimalista, sem arranjos ou roupas especiais.

Cacá Príncipe e sua cliente Fátima Mendes durante a entrega do adereço
( Créditos: Arquivo pessoal)

Leia anterior

Escolas estaduais optam por bloquear acesso ao Tiktok, Instagram e outros aplicativos

Leia a seguir

Encontro mensal de carros antigos de Valinhos