Grupo visa estabelecer obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e participar de conselhos municipais
Em 18 de fevereiro do ano passado foi fundada a Associação Cultural Marcha Zumbi dos Palmares e Dandara de Valinhos. Ela se constitui na forma de sociedade civil de fins não lucrativos.
A associação representa um marco histórico para Valinhos na luta antirracista – visto que a cidade e a região têm forte histórico escravagista que permanece até hoje com constantes casos de discriminação racial.
O objetivo do grupo é difundir o desenvolvimento cultural, afro religioso, social, educacional, esportivo, recreativo e de saúde, com base nas seguintes diretrizes:
• Promoção e ações de cumprimento da Lei nº 12.288, de Julho de 2010, que diz respeito ao Estatuto de Igualdade Racial, na cidade de Valinhos; e da Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de “história e cultura afro-brasileira” dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio;
• Participação ativa em Conselhos Municipais e autarquias do Poder Público valinhense, com o objetivo de efetivar trabalhos artísticos, literários, culturais e educacionais em prol da luta antirracista.
• Garantir o cumprimento e a preservação dos Direitos Humanos, de toda sociedade valinhense, os quais são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente da raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião, orientação sexual ou qualquer outra condição.
Diretoria
A Associação, atualmente, tem em seu quadro de Diretoria e Conselho Fiscal os seguintes membros-fundadores:
Presidente – Josué Roupinha Junior
Vice-Presidente – Jonatas Caxambu
1ª Secretária – Dra. Ivy Oliveira
2º Secretário – Dr. Pedro Montagnani
1ª Tesoureira – Laís Helena Antonio dos Santos Aloise
2ª Tesoureira – Priscila Teixeira Nascimento Caxambu
1º Conselheiro Fiscal – Anderson Mairink
2º Conselheiro Fiscal – José Roberto Pereira
3ª Conselheira – Romana Paixão
4ª Conselheira – Rita Ferreira
Paulo Fugulin – Membro fundador
Anderson Vicentini – Membro fundador
A Associação convida aos interessados em fazer parte do movimento a entrar em contato pelo Instagram oficial, que é o @movimento.antirracista ou através do WhatsApp (19) 99191-2000, e unir forças nessa luta que é de toda a sociedade.