Setor bancário e serviços privados concentraram a maior parte das queixas registradas no mês.
Por Rafaela Duarte
Em setembro de 2024, o PROCON de Valinhos registrou diversos atendimentos nas mais variadas áreas de consumo, com destaque para questões relacionadas a assuntos financeiros. Segundo informações obtidas através do boletim municipal, esse assunto foi responsável por 38,05% das reclamações no período. Esse setor, frequentemente alvo de insatisfações dos consumidores, liderou com folga o ranking, contabilizando o maior número de registros.
Outro setor bastante mencionado foi o de serviços privados, correspondendo a 34,15% das queixas. Isso inclui reclamações sobre prestadoras de serviços que envolvem contratos particulares, como academias, cursos, e serviços de assinatura, indicando uma insatisfação considerável com a prestação e qualidade desses serviços.
Serviços essenciais, como fornecimento de água, luz e gás, também foram uma área com volume significativo de queixas, representando 16,59% do total. No setor de produtos, o índice de reclamações foi de 10,73%, sugerindo que questões relacionadas a compras, trocas e defeitos em produtos também permanecem. Já o setor de saúde teve uma representatividade menor, com apenas 0,49% das reclamações.
Entre os fornecedores mais reclamados, bancos e instituições financeiras dominaram o cenário. O Banco Mercantil do Brasil S.A. liderou o ranking com 10 queixas registradas. Em seguida, o Banco Itaú Unibanco S.A. teve 5 reclamações, empatando com a Serasa S.A., que também recebeu 5 registros. O Banco Santander (Brasil) S.A. e o Grupo Casas Bahia S.A. tiveram 4 reclamações cada.