A Operação Cata-Bagulho, realizada pela Prefeitura de Valinhos, está em sua 14ª semana e prossegue até esta sexta-feira, 21 de junho. Nesta fase, o serviço de coleta de materiais inservíveis abrange os bairros Morada do Sol, Jardim Universo, Santa Escolástica, Vila Pagano, Country Club, Chácara São Bento, São Fernando, Água Comprida, Joapiranga e Dois Córregos.
O programa, que geralmente ocorre no segundo semestre, foi antecipado neste ano a pedido do Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Antropozoonoses, como medida auxiliar no combate à dengue.
Na próxima semana, começando na segunda-feira, 24 de junho, inicia-se a 15ª etapa do Cata-Bagulho. O recolhimento de materiais inservíveis ocorrerá até quarta-feira, 26 de junho, abrangendo o Centro de Valinhos e o bairro Vale Verde.
A Prefeitura divulga previamente o cronograma semanal de recolhimento. A relação completa dos bairros atendidos está disponível no site oficial da Prefeitura de Valinhos. Além disso, os bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari, assim como os condomínios da cidade, serão atendidos mediante agendamento prévio pelos telefones (19) 3829-6012 ou (19) 3829-6027, de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 16h.
O objetivo da Operação Cata-Bagulho é evitar o descarte inadequado de móveis, sucatas, eletrônicos volumosos e outros materiais em locais públicos. A Prefeitura ressalta a importância da participação da população no descarte correto, seguindo os dias programados para o seu bairro ou utilizando os ecopontos disponíveis na cidade. Em caso de dúvidas, os munícipes podem entrar em contato com o Departamento de Limpeza Pública pelo telefone (19) 3829-6012, de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 16h.
Quais itens são recolhidos?
– Móveis
– Colchões
– Sofás
– Sucatas
– Eletrônicos
Quais itens não são recolhidos?
– Galhos
– Resíduos de processos produtivos de empresas
– Entulhos
– Restos de materiais de construção
Os materiais devem ser colocados no passeio público, na parte da manhã, apenas nos dias programados. O descarte irregular em vias públicas, terrenos baldios e áreas verdes é proibido e pode resultar em multa, conforme a lei municipal nº 2953/96.