News

Ator de Valinhos, Vinícius Ricci, interpreta Silvio Santos em novo filme

Por Gabriel Previtale

Vinícius Albanez Ricci, 32 anos, é ator, comunicador e educador físico e morador de Valinhos. Com uma carreira artística que começou aos 6 anos, Ricci agora celebra o convite para interpretar um dos maiores ícones da televisão brasileira: Silvio Santos. O longa “Silvio”, estreia hoje nos cinemas, dia 12.

O caminho para viver Silvio Santos nas telonas veio de forma inesperada. “A produtora Cássia Guindo da Moonshot me ligou perguntando se eu gostaria de fazer um teste para o filme. Quando soube que era para interpretar o Silvio, pensei: nem sei imitar, mas vamos lá, o ‘não’ eu já tenho”, conta o ator, que passou por diversas etapas até ser aprovado pelo diretor Marcelo Antunez.

“Estamos interpretando não só o Silvio Santos, mas também o Senor Abravanel. O Silvio é a figura pública, mas o Senor é o ser humano que poucos conhecem”, destaca Ricci. Para isso, o ator precisou adaptar sua aparência e mergulhar em estudos profundos da postura, gestos e, principalmente, da prosódia do apresentador. “Tive acompanhamento de uma fonoaudióloga especializada para capturar o ‘dialeto’ do Silvio”, explica. O artista interpretou Silvio no longa, do momento em que ele começa a fazer os programas de rádio, até o começo na televisão, entre 1954 e 1963.

Vinícius ainda recorda a pressão de interpretar uma figura tão icônica, mas também enxerga o desafio como uma oportunidade. “Espero ter atingido, com empatia, a humanidade do Senor Abravanel e o carisma do Silvio Santos. São dois personagens em um só, e transmitir isso ao público foi meu maior desafio”, afirma.

A experiência de ter trabalhado no SBT, em 2009, na novela “Vende-se um Véu de Noiva”, também ajudou o ator a encontrar conexões com a vida pessoal de Silvio. Ele também menciona momentos emocionantes do filme, como a cena em que o apresentador faz seu primeiro programa de TV e a decisão de manter sua vida pessoal longe dos holofotes.

Quanto ao futuro, Vinícius deseja realizar projetos em Valinhos e Vinhedo e se reaproximar do SBT.

Leia anterior

Ministério de Minas e Energia avalia retorno do horário de verão para aliviar crise hídrica

Leia a seguir

Eleição de Valinhos: 73% dos candidatos se declararam brancos. 18% pardos e 6% pretos