AULAS DE DEFESA PESSOAL DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL EM VALINHOS

Participantes estão aprendendo técnicas de como se defender de empurrões e revidar uma iminente agressão

Na última quarta-feira (13), as aulas de defesa pessoal gratuitas realizadas pela Guarda Civil Municipal de Valinhos entraram na quinta parte de atividades com a aprovação das participantes, que estão aprendendo técnicas de como se defender de empurrões e revidar uma iminente agressão. As aulas fazem parte do Projeto Guardiã Maria da Penha da prefeita Lucimara Godoy, com o objetivo de prevenir qualquer tipo de violência contra as mulheres e conscientização de respeito mútuo entre as pessoas.

Rosa Maria Trivellato Silveira, de 72 anos, afirmou que está adorando as aulas, que além de relaxar está agregando bastante conhecimento. “Infelizmente hoje pessoas de todas as idades estão sofrendo agressão, por isso acho muito importante que as mulheres se interessem por conhecer um pouco de defesa pessoal”, ressaltou. Ela acrescentou que não perde uma aula, está fazendo novas amizades e sugeriu que a as aulas sejam levadas para os bairros, e que clubes também podiam estudar desenvolver essas atividades para seus associados.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, salientou que o propósito das aulas é não incentivar a violência, mas proporcionar condições mínimas para as mulheres se defenderem em caso de agressão. “Uma resposta ao ataque pode afastar o perigo e a possibilidade de lesões, permitindo um afastamento do agressor. Pode ser dentro de casa ou na rua, a mulher é encorajada a agir em sua defesa”, analisa.

Participantes das aulas de defesa pessoal da Guarda Civil Municipal

Caminhada

No próximo dia 7 de agosto, às 8 horas, será realizada a 1ª Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) Ayrton Senna da Silva, em comemoração aos 16 anos de vigência da Lei Maria da Penha, no mês temático Agosto Lilás.

De acordo com a subinspetora GCM Rose, coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha, será uma manhã de diversas atividades com uma caminhada entorno do CLT, aula de zumba e Show Dog especial com o Canil da Guarda Civil Municipal, além de momentos de conscientização sobre a proteção e respeito à mulher.

Leia anterior

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 1º CAMPEONATO VALINHENSE DE FUTEBOL SOCIETY FEMININO, EM VALINHOS

Leia a seguir

CASO DE VARÍOLA DO MACACO É DESCARTADO EM VALINHOS